sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Separação entre a Luz e as Trevas


E disse Deus: Haja luz; e houve luz.

E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas.
E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro.


Gênesis 1:3-5



Deus fez separação entre a luz e as trevas. A oposição – que é vital para que o Plano de Deus exista – não se iniciou neste primeiro ato da Criação Física. Entretanto, fica claro que Sem a Noite, o Dia não existiria – e sem as trevas a luz não poderia ser considerada “boa”.

O profeta Leí foi além, ao explicar a necessidade e função da oposição. Ele disse:
“É necessário que haja uma oposição em todas as coisas. Se assim não fosse (...) não haveria retidão nem iniquidade nem santidade nem miséria nem bem nem mal. Portanto é preciso que todas as coisas sejam compostas em uma [ou seja, que tudo esteja relacionado]; pois se fossem um só corpo, deveriam permanecer como mortas, não tendo vida nem morte, nem corrupção nem incorrupção, nem felicidade nem miséria, nem sensibilidade nem insensibilidade.
Portanto teriam sido criadas em vão; portanto não haveria propósito na sua criação. Portanto isso destruiria a sabedoria de Deus e seus eternos propósitos, assim como o poder e a misericórdia e a justiça de Deus.” (2 Néfi 2:11-12).

Assim concluímos que a oposição permite que
1 – (perdão pela redundância) existam opostos: bem e mal, luz e trevas, retidão e iniquidade, etc.
2 – os elementos ou condições que estão em oposição estejam relacionados – porque se estivessem isolados não levariam a resultados efetivos, nem teriam propósito. Em outras palavras, se uma pessoa fizesse uma escolha essencialmente má – sem que houvesse um liame com uma escolha diametralmente oposta, que fosse essencialmente boa – tudo seria criado em vão, a sabedoria de Deus seria destruída e também seria destruído “seus eternos propósitos, assim como o poder e a misericórdia e a justiça de Deus”.

Falaremos mais sobre as condições para a existência do arbítrio – e sua relevância – em postagens futuras.

A separação entre a luz e as trevas marca o primeiro dia de Criação. Quanto ao “tempo” de cada dia de criação discorreremos na próxima postagem.


Estudo Adicional:
Video onde o Presidente Howard W. Hunter ilustra oposição por meio de uma história sobre uma regata Samoana Clique para assistir: "Oposição em Todas as coisas"

Nenhum comentário:

Postar um comentário